quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Consertar D-link 500G (antigo)

Abaixo segue uma breve explicaçao sobre conserto deste modem, um dos melhores que ja possui.
Meu D-link 500G ligava, entrava no setup, mas não conseguia o sinal ADSL. O defeito provavelmente era que algum componente havia sido queimado por uma descarga elétrica, como um raio em dia de chuva. Mas qual componente? Seria possível um conserto?



“Dependendo da sua linha você pode fazer uma ponte para o sinal, coloque um capacitor de 10nF, geralmente tem escrito no corpo dele 103, da entrada para a saida de cada um dos amplificadores internos do CI. As entradas são os pinos 3 e 5. As saídas são os pinos 1 e 7. Caso os resistores R58 e 59 (500G) estiverem queimados você deve colocar estes capacitores entre a entrada e a extremidade oposta as que estão conectadas as saídas, tipo substituindo os resistores.
É importante fazer a remoção do CI também para evitar um eventual curto circuito no mesmo”.
Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/modem-adsl-queimado/297108 (Dorival Filho)

Tutorial:

1- O que realizei foi identificar que realmente os componentes estavam queimados. Os resistores SMD R58 e R59 apresentavam uma marca descascada na parte superior, visível na foto. Medindo com um multímetro, este identificava o defeito dos componentes.
Imagem


2- Removi os dois resistores SMD.

3- Soldei dois capacitores cerâmicos de 10nF (escrito 103), respectivamente no exato lugar e substituindo cada resistor SMD.
Imagem


4- Não removi o CI, como indicado.

Funcionou perfeitamente, de primeira.

Fiz testes de estabilidade e download, tudo transcorreu normalmente e com estabilidade.

Obs.: os dois capacitores são facilmente encontrados em fontes de PC (sucata) ou em lojas de componentes eletrônicos. Para remover os componentes SMD precisa usar um pouco de solda por sobre eles, depois ele sai fácil. Cuidado para não deixar o ferro de soldar muito tempo perto dos outros componentes, pois os componentes são rapidamente afetados pelo calor desde. Use uma pinça para remover os resistores e soldar os capacitores. Use um bom ferro de solda, entre 30 e 60W e ponta bem fina. Relembrando, procure fazer as soldas o mais rápido possível.

500G consertado!

bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário