sábado, 6 de novembro de 2010

Novas placas de vídeo da Ati Série 6000

A AMD lançou sua nova linha de placas de vídeo Radeon, HD 6850 e HD 6870, que têm os games como foco principal. A Série 6 de dispositivos gráficos tem o desempenho como principal carro-chefe, cerca de 35% maior que os equipamentos que estão hoje no mercado.
Com processador central cerca de 25% menor que as placas da série 5, os novos equipamentos da AMD são capazes de processar até 900 milhões de polígonos por segundo. O consumo de recursos do computador, porém, continua o mesmo das gerações passadas.
Gráfico comparativo entre a geração atual e a nova
Imagem: Chip Hell
Outro destaque importante do lançamento é a tecnologia MD HD3D que, como o nome já diz, adiciona o suporte a games e vídeos em alta definição com 3D estereoscópico. Caso o computador tenha um drive de Blu-Ray, será possível assistir a filmes como “Avatar” e “Resident Evil 4: Recomeço” como no cinema, além de jogar com uma maior imersão.
O anti-aliasing morfológico, que se tornou conhecido com o game God of War 3, para Playstation 3, chega pela primeira vez aos computadores pelas mãos da AMD. A tecnologia, que suaviza os serrilhados criados nos polígonos, é aplicada em toda a imagem após o processamento dos gráficos, e não somente nas bordas e determinadas superfícies.
Comparação exibe os efeitos do anti-aliasing
Imagem: Chip Hell
A novidade, aliada ao filtro anisotrópico, que suaviza as texturas a partir do ângulo no qual a imagem é vista, promete melhorar o desempenho dos computadores até mesmo nos games mais pesados, e entregar gráficos mais limpos e bonitos.
A técnica de tesselation, que aumenta o número de polígonos sem diminuir a performance também é um destaque da série 6 da AMD. De acordo com a empresa, as novas placas terão um sistema inteligente, que aumenta os níveis gráficos apenas dos objetos que estiverem mais próximos do jogador, poupando as capacidades de processamento da máquina.
Por outro lado, a AMD também tem um cuidado com o uso excessivo do tesselation, de forma a evitar uso demasiado das capacidades do computador, sem efeito visual palpável para o usuário. As novas Radeons exibirão cerca de 16 pixels por polígono, o que, de acordo com a empresa, seria o equilíbrio ideal entre desempenho e qualidade gráfica.
Todas estas funcionalidades são possíveis graças à presença nas placas da segunda geração do Directx 11, que faz a interface entre os games e o hardware, fornecendo instruções para que os recursos das máquinas sejam utilizados da melhor forma possível.
Nova placa da AMD
Imagem: Chip Hell
O aumento no desempenho das novas Radeons não se reflete em um maior consumo de energia. De acordo com dados apresentados pela AMD para a HD 6870, o consumo máximo da placa continua em 150 W, assim como a geração anterior, mas quando estiver inativa, o equipamento consumirá apenas 19 W, contra 27 W da série 5.
Para apimentar ainda mais a competição, a AMD apresentou uma série de gráficos de benchmark exibindo o poderio de suas novas placas em relação à concorrência. Jogos que demandam muitos recursos, como “Batman: Arkham Asylum”, “Crysis” e “Borderlands” foram utilizados para comparação. Em alguns casos, as novas Radeon exibem desempenho cerca de 50% maior. Confira as análises na galeria de imagens, logo abaixo.
Outras Imagens




Nenhum comentário:

Postar um comentário